A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.
Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-Cg3 Força as pretas a tomar uma decisão no final,
desfavorável entre sacrificar um peão (1.. .Cf4), melhorar a estrutura branca
(1...Cxg3 2-hxg3) ou arruinar a própria estrutura (1...g6 2-Cxh5 gxh5).
2-1-g6 Com roques em lados opostos as brancas precisam
atacar antes das pretas, aqui a ideia é forçar a abertura de linhas contra o
rei preto o mais rápido possível.
3-1-...,Cd6 As brancas ameaçavam avançar o peão passado d6
que diminuiria os espaços para as peças pretas e abririam mais linhas de ataque
para as peças brancas. Com esta jogada as pretas evitam seu avanço.
4-1-a4 Tem duplo valor essa jogada, pois defende o peão de
a2 e as brancas agora ameaçam (a5) e desta forma pressionam a ala da dama das pretas.
5-1-g5 A ideia é abrir a coluna para as torres e a grande
diagonal para o bispo.
6-1-b5 A intenção é de enfraquecer a estrutura de peões
preta. Qualquer decisão delas, seja capturar, avançar ou deixar que as brancas
capturem em c6, criará uma debilidade em sua posição.
7-1-...,g4 Jogada que abre linhas e ganha espaço para as
peças pretas nesse setor, e assim realizarão um ataque contra o rei branco.
8-1-...,h4 Para vencer nessa posição, as pretas devem
aproveitar sua vantagem de espaço e a melhor colocação de seu rei, com o
primeiro lance conseguirão ganhar um peão e a partida. 2-Rg1 g3 3-hxg3 hxg3
4-fxg3 Rxg3 5-Rf1 Rf3 ou 5...Rf4 ganhando assim o final. É interessante que o
estudante possa analisar outras continuações realizadas pelas brancas e ver se
consegue mesmo assim vencer o final.
9-1-...,a5 Com essa jogada as pretas visam avançar ...b4 e criar um peão passado. Devido a
maioria de peões na ala da dama e a boa colocação da torre e do bispo as pretas
devem vencer essa posição.
10-1-Ce5 As brancas ameaçam duplamente o peão em c6 e após
as trocas em d7 e f6 ameaçam o peão em h7. Forte jogada!

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