A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.
Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.
1-1.Cc1 Antes de iniciar o ataque com o avanço dos peões a h5 e g6 as
brancas devem cuidar da defesa de seu rei e esta peça cumpre muito bem esta
função.
2-1.d6 A intenção desse avanço é descoordenar as peças pretas e criar
ameaças pela diagonal a2-g8 e da coluna da dama. As pretas não podem devem
capturar o peão porque algumas de suas peças ficariam cravadas.
3-1...,d5 Ganha espaço no centro e evita que o peão que estava em d6
se torne uma debilidade. As brancas planejavam Tad1 evitando a ruptura em d5 e
fixando o peão preto em d6.
4-1.c5 A ideia é debilitar a estrutura de peões preta. Se agora elas
joguem . ..dxc5 ficarão com peões triplicados na coluna semi-aberta
"c" e caso deixem que as brancas continuem com cxd6 ficarão com uma
debilidade em d6.
5-1...,c5 Para atacar e destruir o centro branco.2.dxc5 Se as brancas jogassem 2-d5 seguiria ...f5 destruindo o
centro branco.2...,Tfd8 3.Bc2 Dc7 4.De1
Cc4 O centro branco foi destruido e as peças pretas estão melhor
posicionadas.
6-1...,Bxg4 Para levar o cavalo preto a c4, sem que o cavalo branco
ocupe a casa e5. 2.Bxf3 Cb6
Ameaçando ....Ca4. Caso as brancas defendam esta ameaça, as pretas podem ocupar
a importante casa c4, que fecha a coluna em que as brancas estão atuando e
minimiza o problema do peão atrasado em c6.
7-1...,b5 Para jogar Cb6 e Cc4 ocupando um posto avançado com o
cavalo e fechando a coluna c, por onde as brancas pretendiam pressionar, caso
conseguissem jogar b5.
8-1.b5 Força a criação de uma fraqueza na estrutura de peões
contrária.
9-1.h4 A ideia das brancas é rocar grande e atacar na ala do rei.
Esta jogada tenta abrir linhas na ala onde pretendem atacar e agora as pretas
permitirão que as brancas joguem h5 ou evitarão movendo seu peão h; com 1...h5,
enfraquecerão a casa g5 se jogam ...h6, enfraquecerão a posição de seu rei.
Caso as brancas rocassem grande antes de jogar 1-h4 as pretas poderiam se
defender com ...Cd7 2-h4 Cf6, que evitaria enfraquecimentos na posição do seu
rei.
10-1...,b3 A ideia é forçar a criação de um peão passado e explorar a
fraqueza do peão branco em b2. 2.Td2 Tc1
(A jogada 2...c3 seria respondida por 3-bxc3 b2 4-Bd3.) 3.Bd1 c3 4.bxc3 b2 5.Txb2 Txd1 Ganha a peça e a longo prazo a
partida.

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