A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.
Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.
1-1.Ba6 Desenvolvendo uma peça e ao mesmo tempo forçando a troca dos
bispos. Da forma como as pretas definiram sua estrutura de peões (a7-b6-c7) o
bispo preto em b7 tornou-se um importante defensor do flanco dama e sua
ausência será sentida mais adiante.
2-1.b5 Para abrir a posição do rei preto e ao mesmo tempo conquistar
a importante casa d5 para seu cavalo.1...,cxb5
2.axb5 a5 As pretas evitaram ao máximo a abertura da posição de seu rei. E
as brancas tem vantagem devido ao posicionamento desta peça, que não poderá ser
expulsa desta casa por nenhum peão preto.
3-1.d4 A ideia é expulsar a dama e depois preparar o avanço c5 que
ajudará no ataque ao rei preto.1...,Dd6
2.Tc2 preparando o c5. (2-Tc1 , com a mesma idéia, também seria bom).2...,exd4 3.exd4 Cf4 4.c5 Ganhando,
devido a ameaça de c6 que ganha material.
4-1...,Bxf3 Dobra os peões e deixa o bispo branco de g3 completamente
fora de jogo.
2.Dxf3 Dxf3 3.gxf3 Aqui as pretas têm vantagem e devem focar seu
jogo na ala da dama, onde poderão atuar com as torres e o bispo, enquanto as
brancas não conseguirão colocar seu bispo em jogo.
5-1.Ba3 Para trocar um importante defensor da ala da dama branca, que
também atua no centro, defendendo d4 e apoiando indiretamente o cavalo em e5.
6-1.a4 Para jogar a5 e criar fraquezas na ala da dama preta, onde as
brancas pretendem atacar.
7-1...,Tc3 Ataca o peão b e ,portanto, força as brancas a capturarem
a torre. Após a tomada (Bxc3) as pretas terão um peão passado protegido em c3 e
seus bispos serão valorizados. Estes fatores são mais importantes, nesta
posição específica, do que a desvantagem material.2. Bxc3 dxc3 3.De3 Bxd3
4.Tf2 Dd4 5.Dxd4 Txd4 Com grande
vantagem das pretas.
8-1.e4 As brancas perderão o peão de a4, mas em troca construirão um
ataque contra a ala rei preta através do avanço dos peões centrais
(e4-e5-f4-f5).1...,Dxa4 e5
9-1.f3 A ideia é seguir com e4 , ameaçando e5 e constrói um forte
centro. Outra opção branca seria o ataque da minoria (b4-b5), mas neste caso em
particular , devido ao posicionamento das peças pretas, é mais forte atacar no
centro.
10-1...,a4 Para abrir a coluna para a torre e criar uma fraqueza (peao
em b3) na posição branca, caso elas permitam a jogada ...axb3. Se as brancas
jogarem Cxa4 ou bxa4 , ficarão com sua estrutura de peões muito enfraquecida
(peões dobrados e isolados em a2,a4 e c4). Esta é a última oportunidade para as
pretas fazerem esta jogada, pois as brancas poderiam, no próximo lance, jogar
Ba1 e responder a ...a4 com b4, expulsando o cavalo preto de c5.

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